Arcos de Valdevez: o que visitar
Se está a ponderar o que visitar nos Arcos de Valdevez, este artigo é para si! Quero apresentar-lhe esta encantadora vila do Alto Minho, um tesouro escondido no norte de Portugal.
Aqui, irei partilhar consigo todos os locais deslumbrantes a visitar, a melhor época para ir, eventos e festividades a não perder e ainda muitas opções de alojamento, com hotéis, alojamento local e turismo no espaço rural.
- Arcos de Valdevez: breve apresentação da vila
- Como chegar a Arcos de Valdevez?
- O que visitar em Arcos de Valdevez? monumentos e pontos de interesse turístico
- O tempo nos Arcos de Valdevez: qual a melhor altura para visitar esta vila?
- Descubra o que visitar em Arcos de Valdevez com este vídeo:
- Eventos e festividades de Arcos de Valdevez
- Onde dormir em Arcos de Valdevez?
- O que visitar nos concelhos vizinhos de Arcos de Valdevez?
Hotéis em Arcos de Valdevez: encontre aqui as melhores opções de alojamento
Booking.comSe está a pensar em visitar Arcos de Valdevez, aqui pode procurar e reservar hotéis que se adequam ao seu orçamento e às suas preferências. Pode escolher entre hotéis de luxo, hotéis de charme, hotéis com spa, hotéis familiares, entre muitas outras opções. Arcos de Valdevez tem muito para oferecer, não perca tempo e reserve já o seu hotel para umas férias inesquecíveis!
Arcos de Valdevez: breve apresentação da vila
Arcos de Valdevez é sede de um município com cerca de 20 mil habitantes, distribuídos por 36 freguesias. A vila tem uma longa história, tendo sido palco de um importante episódio da formação da nacionalidade portuguesa: o Torneio de Arcos de Valdevez, em 1140, onde se confrontaram as tropas de Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela. Segundo a lenda, o rio Vez ficou tingido de sangue nesse dia.
A economia do município baseia-se na agricultura, na pecuária, no comércio e no turismo rural. Ao nível da educação a vila conta com vários estabelecimentos de ensino pré-escolar, básico e secundário, bem como com uma escola profissional e um centro de formação profissional.
Como chegar a Arcos de Valdevez?
Para chegar até Arcos de Valdevez de carro (vindo do Porto), pode seguir estas instruções:
- Siga pela A3 em direção a Braga/Valença.
- Saia da A3 na saída 12 para a A27 em direção a Ponte de Lima/Viana do Castelo.
- Continue pela A27 até à saída 9 para a N202 em direção a Arcos de Valdevez/Ponte da Barca.
- Siga pela N202 até chegar a Arcos de Valdevez.
O tempo estimado de viagem é de cerca de uma hora e meia, dependendo do trânsito e das condições meteorológicas.
O que visitar em Arcos de Valdevez? monumentos e pontos de interesse turístico
Na vila e no concelho de Arcos de Valdevez irá encontrar muitas atrações e pontos de interesse turístico para visitar e descobrir. Descubra os principais:
Centro histórico de Arcos de Valdevez
No centro de Arcos de Valdevez irá encontrar muitos monumentos e locais que vale a pena visitar, como:
- O conjunto arquitetónico da Santa Casa da Misericórdia e Igreja da Misericórdia em estilo barroco;
- O largo da Lapa, com o relógio de água no centro e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa de 1767 em estilo barroco;
- A capela de Nossa Senhora da Conceição;
- A Praça Municipal com o Pelourinho, o Tribunal e a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez;
- A Igreja Matriz de Arcos de Valdevez;
- O jardim dos centenários, com a biblioteca e a casa das artes;
- Zona ribeirinha junto ao rio vez;
Espigueiros do Soajo
Os espigueiros do Soajo são uma das atrações mais emblemáticas da aldeia do Soajo nos Arcos de Valdevez. Estes espigueiros são construções de granito que serviam para guardar e secar o milho e outros cereais, protegendo-os dos animais e da humidade.
No Soajo irá encontrar um conjunto de 24 espigueiros, dispostos sobre uma grande laje de granito, que formam a chamada Eira Comunitária do Soajo. Este é um dos maiores e mais antigos conjuntos de espigueiros do país, sendo que o mais velho data de 1782. Os espigueiros têm diferentes alturas e formas, mas todos têm uma cruz no topo, que simboliza a fé e a proteção divina dos habitantes e das suas colheitas.
Porta do Mezio
A Porta do Mezio é um dos principais pontos de acesso ao Parque Nacional da Peneda Gerês, uma área protegida que abrange as serras da Peneda e do Soajo. Neste espaço, pode encontrar diversas atividades e serviços relacionados com a natureza, a cultura e o lazer, como visitas guiadas, parque aventura, observatório de aves, museu rural e restaurante. Tem também uma área de lazer com mesas de piqueniques e uma piscina ao ar livre.
A Porta do Mezio é também um lugar de valorização da biodiversidade e do património arqueológico da região, onde pode conhecer a fauna e a flora locais, bem como os vestígios das antigas comunidades que habitaram estas terras
Santuário de Nossa Senhora da Peneda
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um lugar de fé e devoção à Virgem Maria, que se situa na freguesia de Gavieira, em Arcos de Valdevez. Segundo a tradição, a Virgem apareceu a uma pastora em 1220, e desde então o santuário atrai milhares de peregrinos de Portugal e da Galiza.
Neste recinto religioso irá encontrar uma igreja, vinte capelas com cenas bíblicas, um átrio com os quatro evangelistas e uma coluna com a imagem de São Miguel Arcanjo. O santuário foi elevado a Santuário Diocesano em 2020, no ano em que se celebram os 800 anos da origem da devoção à Senhora da Peneda .
Praia fluvial da Valeta em Arcos de Valdevez
A Praia Fluvial da Valeta é uma das melhores opções para se refrescar e relaxar no Verão em Arcos de Valdevez. Esta praia urbana tem um areal extenso, água cristalina e espaços verdes que convidam a um piquenique ou a um passeio de barco.
A praia está situada na zona ribeirinha do Rio Vez, onde também se pode admirar uma antiga azenha. Com boas acessibilidades e instalações sanitárias, este local é uma das atrações turísticas mais procuradas pelos visitantes e turistas que visitam Arcos de Valdevez.
Ecovia do Vez e Passadiços do Sistelo
Se gosta de caminhar na natureza e apreciar paisagens deslumbrantes, não pode perder a oportunidade de conhecer a Ecovia do Vez e os Passadiços do Sistelo. Este é um dos trilhos mais bonitos de Portugal, que acompanha o rio Vez desde a sua foz no rio Lima até à aldeia de Sistelo, conhecida como o “Tibete Português” pelos seus socalcos agrícolas.
A Ecovia do Vez tem cerca de 32 km de extensão e está dividida em três etapas: a primeira vai de Jolda S. Paio a Arcos de Valdevez, a segunda de Arcos de Valdevez a Vilela e a terceira de Vilela a Sistelo. Esta última etapa inclui os Passadiços do Sistelo, que são uma das principais atrações do percurso. Os passadiços permitem caminhar sobre o rio Vez, atravessando bosques, pontes medievais, cascatas e rápidos.
Ao longo da Ecovia do Vez, pode desfrutar da beleza e da tranquilidade do rio, que tem águas cristalinas e convida a mergulhos refrescantes. Pode também observar a fauna e a flora locais, bem como o património histórico e cultural das aldeias que vai encontrando pelo caminho.
Aldeia do Sistelo
A aldeia do Sistelo, conhecida como “o tibete Português” é um lugar de uma beleza natural incomparável, onde se destacam os famosos socalcos, que são terraços agrícolas construídos ao longo dos séculos pelos habitantes locais para aproveitar o declive do terreno. Estes socalcos dão um aspecto singular à aldeia, que se assemelha a uma escadaria verde que desce até ao rio Vez.
Se gosta de caminhar e de estar em contacto com a natureza, a aldeia do Sistelo é o lugar ideal para si. Aqui pode percorrer os vários trilhos pedestres que atravessam a aldeia e os seus arredores, e que fazem parte da rede de ecovias do concelho de Arcos de Valdevez. Pode também explorar o Parque Nacional da Peneda-Gerês, que fica a poucos quilómetros de distância, e que é uma das maiores reservas naturais da Europa.
Aproveite estas ofertas especiais de alojamentos de férias em Arcos de Valdevez
Booking.comPaço de Giela
O paço de Giela é uma antiga residência senhorial medieval, que foi construída entre os séculos XII e XIII e ampliada nos séculos XV e XVI. Este monumento é composto por uma torre quadrangular, que servia de defesa e de habitação, e por um corpo anexo, que funcionava como ala residencial.
O paço de Giela foi habitado por várias famílias nobres ao longo dos séculos, tendo sido palco de importantes acontecimentos históricos. Por exemplo, foi aqui que D. Afonso Henriques se reuniu com os nobres do Minho antes da batalha de Valdevez, em 1141. Também foi aqui que D. João I concedeu foral a Arcos de Valdevez, em 1406.
O paço de Giela foi abandonado no século XIX, entrando em ruína. Em 1910, foi classificado como monumento nacional e, em 2015, foi reabilitado e aberto ao público como centro interpretativo e espaço cultural. Atualmente, é possível visitar este monumento a e conhecer a sua história, arquitetura e património através de exposições, visitas guiadas e atividades educativas.
O tempo nos Arcos de Valdevez: qual a melhor altura para visitar esta vila?
O clima nos Arcos de Valdevez é temperado. Os verões são curtos, quentes e secos, com temperaturas médias de 30ºC em julho e agosto, e pouca chuva. Os invernos são frescos, com precipitação e céu parcialmente encoberto, com temperaturas médias de 9°C em janeiro e fevereiro, e cerca de 1905 mm de chuva anualmente.
Veja aqui a previsão do tempo em Arcos de Valdevez para os próximos 7 dias
A melhor altura para visitar os Arcos de Valdevez vai depender dos seus interesses. Se quer um contacto mais próximo com a natureza e praticar atividades ao ar livre, a primavera e o verão são as estações mais indicadas. Se o seu interesse é conhecer a cultura e as tradições dos Arcos de Valdevez, o outono e o inverno são as estações mais propícias, uma vez que nessa altura o tempo é mais frio e húmido.
Descubra o que visitar em Arcos de Valdevez com este vídeo:
Eventos e festividades de Arcos de Valdevez
Para além de paisagens deslumbrantes e monumentos seculares, Arcos de Valdevez também tem uma agenda cultural rica e diversificada, que celebra as tradições e os sabores da região.
- Sons de Vez: é um festival de música que decorre entre fevereiro e março, no auditório da Casa das Artes. O festival promove a música portuguesa, com concertos de vários géneros e estilos, desde o rock ao fado, passando pelo jazz e pela música tradicional.
- Carnaval: é uma das festas mais animadas de Arcos de Valdevez, que atrai milhares de foliões. O ponto alto é o desfile de carros alegóricos e grupos carnavalescos, que percorre as ruas da vila no domingo gordo. Há também bailes, concursos e muita diversão.
- Arcos TT: é um evento dedicado aos amantes do todo-o-terreno, que se realiza em abril. O evento inclui um passeio turístico por trilhos e caminhos rurais, uma prova de resistência e uma feira de exposição e venda de produtos e serviços relacionados com o setor.
- Semana Santa: é uma celebração religiosa que envolve várias cerimónias e procissões, que recriam os momentos da paixão e morte de Jesus Cristo. A procissão do Senhor dos Passos, na sexta-feira santa, é a mais emblemática, com a participação de centenas de figurantes vestidos à época.
- Romaria de Nossa Senhora do Castelo: é a festa maior do concelho, que se realiza no segundo fim-de-semana de maio. A romaria tem origem medieval e é uma homenagem à padroeira de Arcos de Valdevez. O programa inclui missas, procissões, concertos, fogo-de-artifício e muita animação popular.
- EXPOVEZ: é a feira do Alto Minho, que se realiza em junho, no Campo do Trasladário. A feira tem como objetivo promover os produtos e serviços da região, desde a gastronomia ao artesanato, passando pela agricultura, indústria e turismo. Há também espetáculos musicais, desportivos e culturais.
- FESTIVINHÃO: é o festival enoturístico de Vinhão, a casta tinta da região dos vinhos verdes, que se realiza em junho, no centro histórico da vila. O festival oferece a possibilidade de degustar este vinho único, acompanhado por petiscos locais, e assistir a concertos e animações de rua.
- Recriação Histórica do Recontro de Valdevez: é um evento que evoca o episódio histórico ocorrido em 1141 entre Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela, que definiu o destino de Portugal como nação independente. A recriação acontece em julho na Veiga da Matança e inclui um acampamento medieval um mercado à moda antiga torneios de armas espetáculos de música e dança e muito mais.
- Feira de Artes e Ofícios de Soajo: é um evento que mostra e valoriza os produtos locais da aldeia do Soajo uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Rurais. A feira realiza-se em julho na Eira dos Espigueiros e conta com a presença de artesãos produtores e comerciantes locais.
- Festas de Nossa Senhora da Lapa: são as segundas maiores festas do concelho que se realizam em agosto. As festas são dedicadas à padroeira da vila
Onde dormir em Arcos de Valdevez?
Arcos de Valdevez tem muitas opções de alojamento para todos os gostos e orçamentos, desde hotéis até alojamentos locais e turismo no espaço rural.
Hotéis Arcos de Valdevez
Veja esta lista de sugestões de hotéis disponíveis em Arcos de Valdevez e arredores, criada com base nas melhores avaliações dos sites de reservas:
- Luna Arcos Hotel Nature & Wellness **** > 450 m do centro; avaliação 9,3/10
- Ribeira Collection Hotel **** > 400 m do centro; avaliação 9,7/10
- Solar do Requeijo **** > 800 m do centro; avaliação 9,7/10
- Eco Bungallow > 7,7 km do centro; avaliação 8,6/10
Alojamento local / Turismo no espaço rural nos Arcos de Valdevez
Veja esta lista de sugestões de alojamento local e turismo no espaço rural disponíveis nos Arcos de Valdevez e arredores, criada com base nas melhores avaliações dos sites de reservas:
- Escondidinho do Vez: 4,6 km do centro; 8,9/10
- Casinha da Fonte: 600 m do centro; avaliação; 9,2/10
- Primitiva – Casas de Selim: 4,7 km do centro; avaliação 9,3/10
- Quinta do Ribeiro: 7 km do centro; avaliação 9,2/10
Leia este artigo do blog: Melhores casas de turismo rural nos Arcos de Valdevez
O que visitar nos concelhos vizinhos de Arcos de Valdevez?
Veja estes artigos do blog sobre outras vilas e cidades do norte de Portugal que poderá visitar nas proximidades dos Arcos de Valdevez: