Museu do Traje de Viana do Castelo

Se está a pensar visitar o museu do Traje de Viana do Castelo, saiba desde já que este é um dos pontos turísticos mais procurados da cidade.

Neste artigo vai conhecer um pouco melhor esta atração e saber que exposições pode ver, como lá chegar e outras informações relevantes que vão ser muito úteis para preparar a sua visita.

Museu do traje de Viana do Castelo
Museu do Traje de Viana do Castelo | Créditos: CMVC

Um museu para preservar o traje de Viana

O museu do traje de Viana do Castelo tem como objetivo a divulgação e preservação do traje e da etnografia vianesa. No panorama cultural nacional, o traje de Viana do Castelo possui características distintas que o tornam único. As suas cores, bordados trabalhados, riqueza de detalhes, joias e adereços refletem a criatividade e habilidade das mulheres vianenses na confecção dessas peças.

Traje de Viana do Castelo
Traje de Lavradeira – Viana do Castelo | Créditos: Nuno Reis

Hoje, o traje à vianesa continua bem vivo e pode ser visto em todo o seu esplendor nos grupos folclóricos de Viana do Castelo, nas inúmeras festas das freguesias do concelho e claro na grandiosa romaria de Nossa Senhora D´Agonia, mantendo a sua importância e prestígio como ícone da identidade vianense e nacional.

Encontre aqui os melhores alojamentos para as suas férias em Viana do Castelo

Se está a pensar em visitar Viana do Castelo, aqui pode procurar e reservar alojamentos de férias que se adequam ao seu orçamento e às suas preferências. Pode escolher entre hotéis, casas / apartamentos de alojamento local ou quintas de turismo rural:

Booking.com

O que pode ver no museu do traje de Viana do Castelo

Para contar da melhor forma a história do traje de Viana do Castelo, o museu conta com várias exposições permanentes com cerca de 900 peças expostas.

Exposição “Traje à Vianesa – produto certificado”

A câmara municipal de Viana do Castelo decidiu certificar o “traje à vianesa” para preservar a identidade e riqueza cultural deste ex-libris. Esta exposição reflete todo o processo de certificação com a exibição de vários trajes.

Exposição “Trajar – memórias do tempo”

Nesta exposição poderá percorrer a história dos trajes vianenses, desde o Traje à Vianesa, aos trajes mordomas, noivas e morgadas (cerimónia), trajes de domingar, trajes de trabalho, até aos trajes da ribeira de Viana do Castelo.

Museu do traje - exposição permanente
Exposição permanente – Museu do Traje de Viana do Castelo | Créditos: CMVC

Exposição “Amadeu Costa – homenagem pelo centenário”

Nesta exposição poderá ver a vida e obra de Amadeu Costa, um etnógrafo vianense que dedicou a sua vida ao estudo e divulgação da cultura tradicional de Viana do Castelo.

Aproveite estas ofertas especiais de alojamentos de férias em Viana do Castelo:

Booking.com

Exposição “Um traje vivo”

Esta exposição centra-se nos acontecimentos e eventos relacionados com o traje e etnografia de Viana, desde a inauguração do museu em 1997 até aos dias de hoje.

Exposição “A sala do ouro”

Na exposição “a sala do ouro” poderá apreciar a beleza das peças mais representativas da joalharia tradicional de Viana do Castelo: os colares de Contas, o coração de Viana, o cordão e a Cruz Resplendor. Poderá ainda admirar: os Colares de Gramalheira, as Borboletas, os Relicários, as Libras e as Medalhas, assim como os brincos mais característicos de Viana do Castelo.

Sala do Ouro - Museu do Traje de Viana do Castelo
Sala do Ouro | Créditos: CMVC

Veja este vídeo sobre o museu do traje

Vídeo de apresentação do Museu do Traje de Viana do Castelo

Como chegar ao museu do traje?

O Museu encontra-se no centro histórico de Viana do Castelo na Praça da República, nº 60 . Para lá chegar, pode seguir as seguintes indicações:

  • De carro: dirija-se em direção ao centro da cidade e estacione no parque subterrâneo localizado por baixo da avenida dos combatentes da grande guerra.
  • De autocarro: O museu fica a cerca de 8 minutos a pé do terminal de transporte rodoviário, onde chegam autocarros de várias cidades do país.
  • De comboio: O museu fica a cerca de 8 minutos a pé da estação ferroviária, onde chegam comboios regionais e intercidades.

Hotéis perto do museu do traje de Viana do Castelo

Se está à procura de hotéis perto do Museu do Traje de Viana do Castelo, existem várias opções disponíveis no centro histórico da cidade. Segundo o site de reservas de hotéis Booking.com, alguns dos hotéis mais próximos e bem avaliados do museu são:

  • Hotel Laranjeira: um hotel de 2 estrelas situado a apenas 100 metros do museu, que oferece quartos com ar-condicionado, wi-fi gratuito e bar.
  • Casa Manuel Espregueira e Oliveira: uma casa de hóspedes de 4 estrelas instalada em uma mansão renovada do século XIX, que dispõe de recepção 24 horas, transporte de/para o aeroporto e quartos com decoração clássica.
  • Dona Emília Guest House: uma casa de hóspedes situada na mesma praça do museu, que oferece quartos com vista para a cidade e wi-fi gratuito.
  • A Botoeira da Praça guest house: outra casa de hóspedes localizada na Praça da República, que oferece quartos com ar-condicionado, wi-fi gratuito e banheiro privativo.
  • Casa Melo Alvim Hotel: um hotel de 4 estrelas situado a 300 metros do museu, que ocupa um edifício histórico datado de 1509 e tem restaurante, bar e jardim.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis para quem quer se hospedar perto do Museu do Traje em Viana do Castelo. Para ver mais ofertas e preços atualizados, pode consultar os sites especializados em reservas de hotéis.

Informações úteis sobre o museu do traje

Contactos

Preço bilhetes

  • Público em geral: 2,20 €
  • Séniores; estudantes; portadores cartão jovem: 1,10€
  • Crianças idade pré escolar: gratuito

Horários

  • Museu do Traje
    – Terça a sexta, 10h00 às 18h00.
    – Sábado e domingo, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.
  • Serviço educativo
    – De terça a sexta, 10h às 12h30 e das 14h00 – 17h00

Veja estes outros artigos relacionados com o museu do traje de Viana do Castelo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *